Pages

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Anuidade CREF 2010


Janeiro 2010 e provavelmente todos os professores de Educação Física já receberam a boleta de cobrança da anuidade do CREF.

Recebi e fiquei indignado com o valor da anuidade: R$ 416,00.

Claro que são dadas opções para o pagamento com desconto, mesmo assim decidi pesquisar o valor que outras profissões da área da saúde cobram. Eis que para minha surpresa o CREF é a Instituição de maior valor para o ano de 2010.

Conselho / Área / Valor
COFFITO (Fisioterapia e Terapia Ocupacional)....R$ 287,10
CRO (Odontologia)...............................R$ 343,48 (cirurgião dentista)
CRN (Nutrição)..................................R$ 253,14
CRF (Farmácia)..................................R$ 309,83

Agora me pergunto: Para que serve um conselho profissional? Para fiscalizar o exercício da profissão? Proteger a sociedade dos maus profissionais ou dos leigos atuando na área?

Uma das atribuições é a de orientar os profissionais da Educação Física, de modo que eles possam exercer sua profissão com um algo grau de excelência, trabalhar pela defesa dos seus direitos.

Nesse sentido a arrecadação serve para o exercício da fiscalização, certo? Mas isso tem acontecido com freqüência? Quantas vezes alguém do CREF foi a sua academia, clube, escola de esportes, condomínio? Uma vez por ano? Como é feito o acompanhamento das notificações que são autuadas? Como os R$ 416,00 são revertidos em nosso benefício?

Perguntas que ainda não consegui encontrar respostas. Será que alguém consegue?

8 comentários:

Guilherme Freitas disse...

Primeiro, venho retribuir e agradecer a visita a meu blog LUDocência. Sobre o CREF, realmente, é muito dinheiro cobrado e poucas contribuições para o profissional regularizado E os eternos provisionados? E o oferecimento e divulgação de formas de melhorar nossa área? Aqui em SP o valor é menor, mas nem por isso melhor aplicado. Eu mesmo só tenho o CREF para participar da seleção do SESC SP, pois atuo só na escola... Nem penso em continuar pagando.

Abraços e boa sorte com o blog!

Fabiano disse...

Valeu Guilherme. Pois é cara, são muitos questionamentos. Não sou contra os Conselhos, mas sinceramente não sinto que somos bem representados. Mas espero que um dia as coisas melhorem. Abraço.

Profª. Vânia Almeida disse...

Olá Fabiano, obrigada pela visita ao meu blog...ainda estou de férias mas passo por aqui pra ver meus emails de vez em quando.

Olha, fiquei chocada com o valor da sua anuidade...a minha é da Paraíba e é bem mais em conta mas não vejo muita coisa por lá tb não. Estou agora morando em Brasília e sei que aqui é mais cara...eu que num vou transferir meu cref da PB pro DF, ele funciona em qualquer lugar mesmo.

Boa sorte no blog e não o abandone tá...vou te linkar entre os meus blogs amigos.

abraços,
Vânia

Anônimo disse...

sou de Sobral-Ceara..
aqui..
nunca vi o CREF, atuando em lugar algum..
um.../
pra não mentir...ligaram um vz, para academia de um amigo, perguntando, os procedimento aplicado para contratação de um profissional.
e só....
tenho 6 anos na area!!

Anônimo disse...

Acredita de o valor para os advogados é ainda maior que o nosso??? Ouvi falar em R$490... Realmente também nao sei pra que pagar... pouco recebemos fiscalizações... beijoca Dani Viana - Nutri

danielleaspereira disse...

acho um absurdo.pra mim então nem se fala,pois pago uma coisa que sei que eles não fiscalizam nunca: escola estadual....Dani Pereira

Anônimo disse...

gostaria de saber se alguem pode me orientar para tirar o cref provisionado sou graduada em licenciatura plena e atuei em academia em 1992 a 1996 so que a academia não existe mais como eu devo proceder para provar a minha atuação me ajudem por favor pois arrumei um emprego e preciso do cref meu mail e sandra_pakinha71@hotmail.com se alguem poder me orientar eu agradeço abrigada

Robeilton disse...

Isso é uma palhaçada cobrar esse valor, e no final das contas são um bando de inoperante, que so fazem operar o nosso bolso, abraço parabéns pelo blog.