Pages

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

INHOTIM - Experiência única


Aproveitando o recesso de carnaval fui visitar Inhotim na cidade de Brumadinho. Sempre ouvi dizer que era um ótimo programa cultural.

Para quem não conhece, Inhotim é um museu aberto com diversas instalações de arte e entre elas um projeto paisagístico que simplesmente faz você esquecer que está em um museu. Com uma extensa área verde e diversas coleções botânicas, conta ainda com cinco lagos e jardins que possibilitam aos visitantes uma interação permanente com o meio ambiente.

Criado em 2005, é uma entidade privada, sem fins lucrativos. O Instituto Inhotim reúne cerca de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional.

Com um grande acervo contemporâneo possui pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e vídeos. Evidente que algumas obras carecem de um olhar mais apurado de quem as vê, afinal nem sempre é fácil compreender a intenção do artista em relação a sua criação. Minha dica é visitar as galerias Valeska Soares, Adriana Varejão e Cildo Meireles, sem dúvida as mais interessantes.

Caso resolva conhecer o museu, sugiro que:

- Evite a visitação no verão. Sob o forte calor e a grande área a ser percorrida, o cansaço é inevitável. Acredito que no outono/inverno a atmosfera do local deve ser ainda melhor.

- Feriados NÃO. Neste carnaval o parque estava lotado. Faltavam bancos para descanso e o tempo de espera do transporte para visitação de algumas galerias foi grande.

- A entrada no valor de R$ 16,00 (inteira) valor que considero compatível ao outros grande museus como por exemplo o MASP em São Paulo. Mas em relação à alimentação prepare-se para uma facada. Tudo muito caro. Um almoço no restaurante não sairá por menos de R$ 40,00. Portanto leve uma boa grana.

De qualquer forma é um excelente programa para todas as idades. A grandeza de Inhotim é para ser admirada, talvez por isso se me perguntarem como definir o local responderei que é uma experiência e como tal deve ser aproveitada, portanto só indo para entender.

5 comentários:

Thiago disse...

huauhauha podemos dizer que o lugar é realmente curioso hehehe
po ficou bom esse layout hein
larga a mao passa o site dos templates ai
abraços paulistas

Nathalia disse...

Muito lindo o lugar mesmo, já fui e quero ir novamente! Tem algumas galerias bem "psicodélicas" haha, mas acho que sempre estão mudando, se não me engano!

Anônimo disse...

OPA!!! TAMBÉM CONHECO INHOTIM E ACHEI O LUGAR LINDO!!! A COMPANHIA DA NATUREZA, DOS PÁSSAROS TUDO É MUITO MAGICO!!! QUERO VOLTAR LA DE NOVO PARA PODER ADMIRAR MELHOR O LUGAR MAS QUERO IR NO INVERNO PARA CURTIR O CLIMA DESTE LUGAR!!!
GRANDE ABRAÇO
RO

Romulo disse...

Tenho muita vontade de conhecer o inhotim, uma vez tive a oportunidade de visitar lá mas na hora não quis ir, pensei q o lugar não ia me agradar etc... Mas depois q vi umas fotos no orkut de uma amiga nossa!! me arrependo até hj de não ter ido, inclusive minha irmã teve lá fazendo um trabalho de campo da faculdade, ela falou super bem do passeio, e até hj não tive outra oportunidade de conhecer. Espero conhecer o inhotim o mais rápido possível! da proxima não vou dar bobeira!!

BLOGUEIRO EXECUTIVO disse...

REALMENTE FASCINANTE ESTE LUGAR, MELHOR PONTO TURISTICO DE BRUMADINHO!