Pages

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Atividade física no inverno: você pode e deve

É outono, lá vem o inverno, e com ele o frio. As academias que estavam cheias desde janeiro, preparam-se para passar uma fase de baixa procura, com um público seleto. Um público que gosta da prática e que não se importa com a baixa temperatura.

O inverno é uma estação que requer mais do metabolismo, com o gasto de energia maior, este trabalha mais para produzir calor. Aliado a atividade física, isso pode proporcionar uma sensação maior de prazer para quem não deixa as atividades nesse período.

Praticar atividade física nessa época do ano não faz mal. Os benefícios são praticamente os mesmos das épocas quentes do ano: redução ou manutenção do peso corporal, melhora da captação do oxigênio pelas células, prevenção da osteoporose, auxilio no tratamento da hipertensão, aumento da força muscular, entre outros.

É importante ficar atento porque no inverno existe a probabilidade de maior contração muscular, muitas vezes involuntária, causada pelo frio. A incidência de vasoconstrição também pode aumentar devido ao frio ou pela contração muscular ocasionando câimbras ou contraturas, dores musculares e alterações na pressão arterial. Também existe a possibilidade de ressecamento das vias respiratórias, e, para isso, é recomendável uma boa hidratação. No frio, perdemos tanto liquido quanto no calor, pois apesar de termos menos sudorese, tendemos a urinar em maiores volumes.

Porém nada disso é um impedimento para iniciar uma atividade física nesse período do ano. Procure um professor de Educação Física e tire suas dúvidas com o mesmo. Lembrando que este profissional não é mágico, ou seja, resultados são obtidos através de treinos regulares e podem variar de acordo com o metabolismo de cada indivíduo. Portanto, agasalhe-se e vá malhar!

Este post foi publicado originalmente por Pedro Cláudio Bortz no website da Amil

26 comentários:

Tayná disse...

Não gosto de atividades físicas!!

Fabiano disse...

q belo comentário! pelo visto também não gosta de escrever! aff!

Dessynha disse...

a nao prefiro fikar em casa no frio ja nao gosto de atividades fisicas juntando com fria ai nao rola mesmo

Dicas disse...

já comecei as minhas.. hehe
muito importante não ficar vegetando!

Abraços

John disse...

se aqui nevasse... D:

*May Lopes disse...

Ah pra mim,antes ter que correr no inverno do que no verão!

XD

Leonardo disse...

É muito complicado se exercitar no inverno, quase sempre tenho câimbras por não aquecer direito.

Mas eu prefiro realizar atividades físicas no frio do que no calor extremo do nosso verão.

Ótima dica cara!

skitnevsky disse...

muito util, muito interesante. Eu tinha algumas duvidas sobre praticar esportes no frio, e você esclareceu tudo! Obrigada ;)

Betty Gaeta disse...

Eu tive um problema de saúde e acabei virando sedentária, logo eu que era uma rata de academia, mas meu médico disse que devo voltar. Estou preparando minha volta a ativa.

Nathyffa disse...

Eu amo malhar, acho q no frio fica até mais gostoso pq a academia não fica tão quente, acaba ficando mais confortável! Eu recomendo!

S. disse...

Tenho preguiça de academia 'hunpf
Mas correr ao ar livre é uma boa escolha pra mim =] e no inverno, então.. gosto mais (:
Kiss, S.

www.leblogds.blogspot.com

Group Serial Fillers disse...

eu sou meio sedentário, rs, mas o post tá bem legal, eu gostei de ver algumas informações (:

se vc curtir séries de tv comenta lá com a gente, o blog é novo :

http://blogserialfillers.blogspot.com/

BLOGUEIRO EXECUTIVO disse...

Atividade Física é bom em qualquer dia do ano, faça chuva ou faça sol...

Guto disse...

Eu morro de preguiça de fazer atividades fisicas hahaha...

Abraços!!!

J//M//M disse...

e como devemos, vlw pelo coments sobre Maceió.

Inez disse...

A atividade física é importante sempre.

Pedregulho'S disse...

Ah velho, sempre da aquela preguicinha, você tá la no seu aconchego, nao sai por nada!

FILhote disse...

muito bon vc falar tocar nesse assunto, pois muitoas pessoas realmente soh procuran as academias no verao. Parece que eh a unica epoca en que seus corpos precisan estar ben.

Fábio disse...

É...mas a maioria , que procura a academia está preocupada com o fisico e não com a saúde.

luciana disse...

invernos é o momento mais tranquilo das academias, gostava de malhar nessa epoca, era bom.

vamos ver se me organizo e volto a musculação em junho, esse post me deu uma saudade....

Jéssica disse...

Frequento academia já há um bom tempo e admito, no inverno acabo deixando-a um pouco de lado, é incomodo malhar no frio, e também há uma menor procupação com o corpo nesta estação já que usamos roupas que o cobrem por inteiro.

Robson disse...

Cara, gostei do Blog!! muito interessante! quanto ao fato de praticar atividade fisica eu vou ser franco, estou deixando a desejar mas faço dança de salão, será que conta? rsrs, a importância da prática de atividade fisica é relevante para qualquer um e muito recomendável, seu post é informativo e confesso que me deu até uma vontade de começar a praticar!
Valeu!

Fabiano disse...

robson, valeu pelos elogios. qto a sua pergunta. sem dúvida alguma a dança de salão é uma atividade física que auxilia mto as tensões do dia-a-dia, possibilita a interação com outras pessoas e ainda por cima é possível queimar calorias. independente da atividade o importante é movimentar-se!

Diego Martins! disse...

Obrigado pela visita no meu blog e fico feliz que tenho gostado dele.

Quanto ao seu post, reparo que na academia que frenquento já não está cheia como antes.
Não sabia que malhar ajuda diretamente no controle de hipertensão.
Para mim isso soou como um bom estímulo, por sofro desse mal.

Parabéns pela postagem, melhor, pelo blog! Até!

Patrícia disse...

Ameiiii essa reportagem, todos tinham que ler isso, excelente Bí.
Galeraaa vamos malhar no frio simmm!!!

Anônimo disse...

Concerteza atividade fisica no verão e no inverno, não se trata se for quente ou frio, se você gosta de atividades não afetará um pouquinho de frio.

MINHA OPNIAO.

Atividade fisica é a melhor coisa que temos, então é bom praticar o ano todo, se no inverno você não gosta tente pelo menos 1x por semana, so pra gastar um pouco as gordurinhas^^, uma corridinha, um volei, uma atividade que faça aquecer bem seu corpo fazendo assim, seu corpo esquentar e o frio não o emcomodará tanto.
Não adianta não comer nada, e não fazer atividades fisicas.FIKDIK
---
www.blogbrookville.blogspot.com