Pular para o conteúdo principal

Enchente no Rio sede das Olimpíadas de 2016

Vendo o noticiário da chuva que arrasou o Estado do Rio de Janeiro em especial a capital Fluminense, fico me perguntando quais as providências que os Governos (Federal, Estadual e Municipal) tomarão para que algo desse tipo não ocorra durante os eventos esportivos de 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos).

Passada a euforia com a possibilidade da realização desses grandes eventos esportivos no Brasil, a cada dia fica mais evidente que ainda temos muito que melhorar no que se refere à estrutura básica das nossas cidades.

Como professor de Educação Física seria favorável a realização dos Jogos Olímpicos se tivéssemos políticas públicas voltadas para a inserção do esporte nas mais diversas classes sociais a fim de utilizarmos o mesmo como instrumento de educação e como conseqüência a descoberta de jovens talentos para nos representar nos jogos aqui no Brasil. Atualmente vejo isso como utopia.

Voltando ao assunto da estrutura das cidades, alguns podem argumentar dizendo que isso foi uma obra da natureza, ou seja, São Pedro resolveu abrir comportas no céu e esqueceu-se de fechar. Poderia acontecer em qualquer lugar, até mesmo em cidades que já sediaram esses eventos, o que de fato já aconteceu. O que percebo de diferente são as políticas públicas nesses países e a transparência dos projetos com o intuito de melhorar a realização dos Jogos.

A imagem de uma cidade inteira inundada é algo assustador. Praticamente todos os bairros do Rio de Janeiro ficaram submersos. A equipe de vôlei da Unilever não conseguiu sair do Maracanãzinho após o treino devido o alagamento ao redor do estádio. Imagine isso sendo mostrado ao mundo só que com a equipe dos Estados Unidos, China, Espanha, Itália...

Sendo fã do esporte seria um privilégio poder assistir jogos memoráveis em Terra Tupiniquins, porém acredito que se o investimento que será feito para a realização dos jogos no Brasil fossem investidos na melhoria do transporte público, de moradia, de educação, saúde, saneamento básico, rodovias, iríamos promover os mais belos jogos sociais do mundo.

O fato é que o problema não é de São Pedro e sim de nomes bem mais conhecidos de nós brasileiros: Lula, Fernando, Cabral, Serra, Aécio, Eduardo, Kassab, Yeda, Roseane e tantos outros que se dizem representantes desse povo tão sofrido.

Agora é aguardar e esperar que não sejamos motivo de crítica para o mundo, afinal dizem que Deus é brasileiro e ele não irá nos abandonar!

Comentários

Jhonny disse…
Se eu falar que a culpa é de todos, ninguém acredita, ;D~

Mas se não houvesse lixos nas ruas, não haveria acúmulo de águas nos boeiros . . . Assim vai !
a culpa é do governo e da população que joga lixo nas ruas, corregos, rios e etc. E o governo por não fazer manutenção destes corregos e etc, além de não educar as pessoas para não jogar lixo nestes lugares, além do mal planejamento da cidade e etc
do governo e da população.
Lunaticools disse…
O povo que comemore, se reúna para comemorar em praça pública para reverenciar ser cede disso ou daquilo. O povo que não reclame. O povo não sai na rua para reivindicar melhoras nesse aspecto, então, que afundemos no mesmo barco.
Cada povo tem o governo que merece.

abç
Lunaticools
Juliana Pires disse…
Que triste tudo isso. Quando não é em um Estado é em outro, hoje foi a vez do Rio de Janeiro, onde vamos parar com tanta tragédia?

Beijos
Biianca <33' disse…
não gosto nem de ver essas noticias, p não ficar pensando aonde tudo isso vai chegar .
Fabiano disse…
Bianca, esse é o grande problema dos brasileiros, as coisas acontecem e mtos preferem não discutir para tentar encontrar soluções. Enquanto uma tragédia não acontece conosco ficamos passivos a eventos assim.
Humor do NeToO disse…
Hj em dia eu acho, n sei ao certo, me corrijam se tiver enganado. Mas os patrocinios são mais voltados para os profissionais e pouco para iniciantes e amadores o que dificulta, em parte, o desemprenho do atleta.

Concordo com vc fabiano. Investir em saneamento, educação e saúde, melhora muito mais a visão de outros países sobre o Brasil.

Humordonetoo.blogspot.com
Fabiano disse…
perfeito neto. infelizmente o esporte de base é pouco valorizado em nosso país. e ainda querem que sejamos uma potência olímpica. lamentável!
EspertaH disse…
Pode ter certeza que nem tuda saíra na mais perfeita ordem e com certeza acharam motivos para meter o pau em nós brasileiros!
Daniel Silva disse…
é uma vergonha! como o Brasil quer fazer uma Olimpíada se 100 pessoas morrem quando chove? absurdo!
Andre disse…
Espero que uma providência seja tomada logo.Pois a copa é daqui a 4 anos já, e se a população insistir em jogar lixo na rua,e o governo nao tomar uma providência vai continuar a mesma coisa.
Sharisflips disse…
o povo mora em local de risco.
o povo joga lixo na rua,dai é só caos.
Caio Vaz disse…
Está coberto de razão.
95% da culpa deve ser atribuída ao governo e os outros 5% à população no que dz respeito ao lixo jogado nas ruas.
Foi um caos o que houve aqui no Rio de Janeiro, a cidade parou.
Vamos agora esperar qual vai ser a iniciativa tomada pelo estado para nao haver mais esse tipo de catástrofe, embora nem sempre ocorra, mas não estamos imune a mais uma nova tempestade desse tipo.
Aguardamos políticas urgentes para a contenção de encostas, tirar pessoas de área de risco, desentupimento de galerias e etc.
Anny disse…
Gostei muito do que escreveu,bem relevante..acompanhei noticias! Sabe acho que São Pedro não tem culpa,começou em São Paulo a tragédia marcada de 2010,chutas,enchentes,aquele caos todo quem é de SP com certeza nunca esquecerá que quase tiveram de alugar um barco para naufragar pela cidade. Agora está em RJ. Esse holocausto nunca vai parar se não nos unirmos para ajudar tb,o governo faz a parte dele,pode ser bem pouca,mas faz..e agora e nós moradores da cidade(?)O que fazemos além de só visulizar as lindas paisagens da cidade,preservamos e fazemos algo para que fiquem estonteante sempre ou sem ao menos notar estamos acabando com a maior parte da beleza? Na hora de festejarmos carnavais,festas de final de ano ou qualquer outras nunca paramos para rezar e agradecer a Deus de como tudo conseguiu ficar simplesmente lindo,muitas pessoas acreditam que só pessoas que tem poder no mundo de deixar tudo bonito,de fato existem mesmo,mas sem Deus as belezas é momentaneas.. e isso leva a crer em destruições de hoje em dia.
Talvez o que eu disse deve ter fugido um pouco do contexto mas disse o que me veio de imediato. rs
Miguel Solano disse…
Eu acho que o mundo não está preparado para as reações da natureza, muito menos o Brasil. Por quê? Porque todas essas chuvas fortes e inundações, acompanhada de desastres e mortes, são consequência dos maltratos do ser humano com o planeta. Então, se países de primeiro mundo não conseguem deter a força da natureza, o Brasil não será o país que vai conseguir. Os esgotos estão em péssimas condições, muitas casas em morros que estão por um fio, dentre uma série de agravantes que todos nós sabemos.

Enfim, acho que agora é tarde demais para querer reverter essa situação. Se a reunião em Copenhagen não deu em absolutamente NADA, simplesmente porque alguns países não quiseram diminuir sua emissão de CO2, vamos acreditar mais em quê?

É isso. Acabei mudando um pouco a linha do post, mas acho que tem a ver.

Grande abraço, e parabéns pelo blog!
Rejan disse…
Acho que todos nós temos culpa de tudo isso que esta acontecendo, é apenas consequencia de todos os nossos atos, quando passam anuncios dizendo pra poluir menos, pra jogar menos lixo na rua, enfim, muitas pessoas acabam nem dando muita atenção ao que esta acontecendo, somos nos mesmos os proprios culpados por tudo isso!
A responsabilidade não é só do governo e sim de todos nós :[
Muito interessante o post!

http://hell-boyy.blogspot.com/
att, passa la?
deBorestt o BLOG disse…
phodasss velhoo se istoo servir como um cartão postal estamos verdadeiramente fudidosss =|

http://deborestt.blogspot.com/
É um caso a pensar em referência a infra-estrutura do país...
BoyMan disse…
É verdade, a culpa é de todos por ter essa chuvarada toda e todos esses desastres naturais ...
Mais voltado a copa , talves até la pode acabar o mundo ou nao ^^ , mais tambem possa ter terminado essa fase de alagamentos e talz e a infra estrutura da cidade concerteza estara melhor.
E falando que nao so em RJ , mais tambem em todas as cidades , que estao sempre tento alagamentos e outros ...
----
PernetasBlog
rosimeri disse…
Pra Mim isso ja é o fim dos Tempos JESUS voltára Prepara-te pois coisas piores viram !

passa lá

http://tvetecnologia.blogspot.com/
Jhonatan disse…
Cade o governador?

Postagens mais visitadas deste blog

Jump Fit x Power Jump

Sou professor capacitado do Jump Fit desde 2003. Acompanhei durante esses 07 anos todas as transformações e melhorias que foram necessárias para manter o sucesso da modalidade. Nesse meio tempo, outros programas similares também foram criados provocando uma concorrência nesse segmento no mercado do fitness.
Há poucos dias um colega de profissão me convidou para fazer uma aula de Power Jump da empresa Body Systems. Já tinha ouvido falar do programa, mas nunca havia participado de uma aula. Meu contato com o Jump sempre foi com a Fit-Pró, pioneira no Brasil com esse tipo de modalidade.
Basicamente a estrutura das aulas são similares. A diferença está na forma como é realizado o aquecimento, nas pausas entre coreografias e na duração de algumas músicas. Não tive acesso ao material didático da Body Systems, porém conversei com o professor e as considerações feitas pelo mesmo me permitem fazer as minhas a respeito dos programas.
Nas aulas de Jump Fit existe uma música inteira dedicada ao aque…

Programas de qualidade na TV brasileira

A TV aberta no Brasil passa por um momento onde programa de conteúdo é cada vez mais raridade na programação. Devido ao trabalho acompanho vejo TV com mais frequência à noite e eventualmente nos finais de semana, porém prefiro acompanhar a programação dos canais fechados.
Mas como nem tudo está perdido, dou a dica de cinco programas que na minha modesta opinião vale a pena acompanhar:
1 – Profissão Repórter (Globo – 3ª feira): Uma equipe de jovens jornalistas sob o comando de Caco Barcellos, consegue levar coberturas sólidas em diferentes ângulos de uma mesma notícia. Com maestria o veterano jornalista consegue destacar o processo de profissionalização de jovens recém-formados em cada etapa da matéria, aprendendo na prática a elaborar a reportagem, desde a apuração até a edição final.

2 – A Grande Família (Globo – 5ª feira): Com um texto de primeira linha e um grupo de atores do mais alto gabarito o programa retrata de forma engraçada situações rotineiras de uma família de classe média. …

Valentin

Com pais ausentes e um ambiente familiar conturbado, Valentin é um menino imaginativo, cujo maior sonho é ser uma criança comum, com uma família de verdade. Enquanto tenta consertar as falhas em seu mundo, ele será capaz de trazer alegria, sabedoria e até mesmo romance aos adultos que o cercam.
“Valentin” é um dos filmes mais encantadores que assisti. A história nos emociona do início ao fim. Um drama inocente e cheio de esperança que ficou muito bem narrado por uma criança.
Rodrigo Noya, o protagonista, nos cativa pela sua sensibilidade e inteligência, longe de ser uma daquelas crianças prodígio chatas. O menino é um escândalo de tão bom. Valentin pode ser vesgo e usar óculos fundo de garrafa, mas enxerga perfeitamente o ponto fraco da maioria dos adultos que o cercam.
Outro ponto forte é a química entre os atores. Perfeitos dentro dos seus papéis. Destaque para Carmen Maura, como sempre brilhante em tudo que faz. Elenco nota 10.
Cinema argentino, leve, sensível e de excelente qualidade…