Pages

domingo, 2 de maio de 2010

Erin Brockovich, uma mulher de talento

Como fã de Julia Roberts fico me perguntando por que ainda não tinha visto “Erin Brockovich, uma mulher de talento”. Quase 10 anos após o seu lançamento tive a grata surpresa de assistir a esse filme espetacular.

Erin Brockovich (Julia Roberts) é uma mãe de três filhos que luta por justiça de todas as maneiras que conhece. Desesperada por um trabalho que sustente suas crianças, ela convence o advogado Ed Masry (Albert Finney) a contratá-la e descobre acidentalmente um caso legal contra uma grande corporação. Agora, Erin está determinada a encarar uma luta contra um poderoso adversário que nenhuma firma de advocacia havia ousado desafiar. E, diferente de seu patrão, ela nunca aceita não como resposta. Assim, os dois começam uma luta difícil que irá pôr uma cidade a seus pés e uma grande companhia de joelhos.

Baseado numa história real, o grande trunfo da direção foi a forma de lidar com esse enredo. Ao invés de contar o caso de um jeito pretensamente sério (e chato), o diretor Steven Soderbergh abusou do humor sarcástico e corrosivo para criar um retrato, não das injustiças de um país, mas da determinação de uma mulher comum.

Outro ponto favorável do filme é a caracterização da personagem central. O roteiro se preocupa em dedicar várias cenas à intimidade do lar de Erin e sua preocupação em educar sozinha seus filhos. É do tipo mulher forte, ainda que um pouco ignorante não mede esforços para a felicidade das crianças. Mas ao mesmo tempo mostra toda sua fragilidade e medo ao decidir embarcar em um novo envolvimento amoroso.

Albert Finney no papel de um advogado sem muitas aspirações profissionais e até certo ponto medroso consegue se destacar na trama mesmo que o roteiro não lhe ofereça muitas oportunidades de aparecer.

E quanto a Julia Roberts... ela não deixa o filme se tornar entediante, consegue “amarrar” a trama como poucas atrizes fariam. Um papel sob medida e com certeza a sua melhor atuação no cinema.

“Erin Brockovich, uma mulher de talento” é um filme que merece ser visto por aqueles que ainda não viram e para aqueles que já viram, merece ser revisto.

29 comentários:

Thiago Batticelli disse...

Agora que você questionou, também me pergunto.. Por quê não assisti a esse filme???? Agora fiquei bem curioso, tenho de assistir!! Muito bom o post, bem interessante, Parabéns!

Alexandre Terra disse...

filme mt bom, mas de boa, aapesar da atuação da Julia Roberts ter sido mt boa, nao acho q merecia um oscar...mesmo caso de Sandra Bullock nesse ano.

Gabriel disse...

Depois desse texto, fiquei curioso pra ver esse filme. Nuna fui muito fã da Julia, mas estou super afim de ver esse filme. Vlw pela dica!

Parabens pelo blog

Pomba disse...

acho que já assistir esse filme ... curto muito a Julia ...

diano disse...

interessante, a personagem parece uma típica mulher brasileira...gostei

Brunão disse...

Vou procurar assistir esse filme, porque pela sinopse mostrada ai parece ser bom, não lembro de ter visto nenhum filme com ela.

Wellington Holanda disse...

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir a trama, sobretudo, pela sua descrição vejo o quão bom pode ser! Vou procurar.

Rodrigo Ferreira disse...

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir a trama, sobretudo, pela sua descrição vejo o quão bom pode ser! Vou procurar. [2]

volta no meu abraço

ilana Maia disse...

ah a jilia é realmente espetacular, jah assisti vários filmes dela, incontaveis...
mas um que me recordo que adorei foi O SORRISO DE MONA LISA
voce jah deve ter assistido
ela é uma atriz de expressao!

parabens pelo blog

da uma olhadinha no meu blog e segue se puder

http://blogspotevidencias.blogspot.com

Macaco Pipi disse...

ESSE FILME É MAQUINA
SÓ OS BONS AÍ
O DIRETOR NAO É MEU FAVORITO MAS GOSTO DA JULIA

Leandro disse...

Ela é uma otíma atriz, parabéns pelo blog.

Abraços

Leandro

www.leandronarciso.blogspot.com

Rafael Queiroz disse...

Esse filme deve ser muito bom mesmo, vô procurar assistir cara (:

Gostei do post e do blog ^^

Julia Roberts é a melhor!

Eduardo Andrade disse...

não assisti :/

vou assistir pra poder julgar melhor

Leonardo disse...

Adoro esse filme, mas esse não é o melhor filme da Julia Roberts. Acho que vou assistir novamente esse filme porque ele é realmente muito bom

NeToO disse...

lembro de ter visto esse filme logo quando foi lançado, filme muito bom e surpreendente. se não me engano ela quase ganha o oscar por esse filme de melhor atriz.

Verdelone disse...

Esse eu ainda não vi...
Mas esse post me deu vontade de ver...
Semana que vem...eu assisto
Abçs
CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

Óbvio e Atual disse...

Nossa , nunca vi esse filme mais deve ser mais que sensacional! Obrigada pela dica! Você como sempre, com posts maravilhosos. =}}

Ah! Fiquei muuito honrada pela sua visita no Óbvio e Atual, obrigada por compartilhar suas expêriencias e obrigada pelos elogios. ;}}

umbeijo,amr ;*

jullie disse...

Ainda não o vi, mas lendo isso, com certeza buscarei-o!

Adorei.

http://jsocolowski.blogspot.com/

Patrícia disse...

ainda não ví e parece um filme bom, e que gostaria de ver pela descrição...
a mulher influenciada por processos econimicos e sociais a começa a trabalhar e sustentar os filhos... é um filme que veria
bjoo

Ana Paula Moreto disse...

Que interessante, vou procurara assitir esse filme. Adoro JUlia Roberts, uma grande atriz! Gosto de filmes de historias reais, vc leva uma liçao com o enredo.
Gostei muito do post, foi bem completo.

GT disse...

Obrigado pelo seu comentario no meu blog, me senti muito honrado com seu comentario....

Vise-te sempre vc é muito importante.
Obrigado,,,,

Gleidson Tadeu disse...

Tb me pergunto pq nao havia visto esse filme. Gosto muito da Julia inclusive nascemos no mesmo dia 28/10


http://blog-do-faibis.blogspot.com/

Karla Hack disse...

Sério que você não tinha visto? Eu adoro este filme... Acho o melhor da Julia, acho que tudo funciona neste filme e toda a vez que revejo, gosto mais e mais.
Adorei a crítica e análise.

amanda *.* disse...

gosto muito dos filmes dela, esse ainda não vi mas concerteza vou assistir :D

Julio... disse...

Adoro a Julia! Ela é demais! Vou procurar ver o filme! ^^

Admin Futebobeiras disse...

não vi o filme
mas tratando-se de julia tem qualidade.

bjs

Carol Oliveira disse...

Uau, vou procurar ver esse filme.
parece ser muito bom. Eu gosto de filmes baseados em fatos reais. mostram que nem sempre a realidade é ruim. :P

Cristiano Contreiras disse...

Não foi merecido o oscar, mas a Julia teve uma ótima atuação, como sempre. E o filme é muito bem concebido!

parabéns pelo blog!

mulherices disse...

Conheço o filme. É muito bom e a atuação da Julia Roberts é mesmo ótima. :)