Pages

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Programas de qualidade na TV brasileira

A TV aberta no Brasil passa por um momento onde programa de conteúdo é cada vez mais raridade na programação. Devido ao trabalho acompanho vejo TV com mais frequência à noite e eventualmente nos finais de semana, porém prefiro acompanhar a programação dos canais fechados.

Mas como nem tudo está perdido, dou a dica de cinco programas que na minha modesta opinião vale a pena acompanhar:

1 – Profissão Repórter (Globo – 3ª feira): Uma equipe de jovens jornalistas sob o comando de Caco Barcellos, consegue levar coberturas sólidas em diferentes ângulos de uma mesma notícia. Com maestria o veterano jornalista consegue destacar o processo de profissionalização de jovens recém-formados em cada etapa da matéria, aprendendo na prática a elaborar a reportagem, desde a apuração até a edição final.


 
2 – A Grande Família (Globo – 5ª feira): Com um texto de primeira linha e um grupo de atores do mais alto gabarito o programa retrata de forma engraçada situações rotineiras de uma família de classe média. Mesmo há 10 anos no ar o programa inova a cada episódio.




3 – CQC (Band – 2ª feira): Apresentado por Marcelo Tas, Marco Luque e Rafinha Bastos, o programa reúne jornalismo e humor valorizando a consciência crítica do telespectador. Com uma equipe politizada o programa consegue deixar até mesmo os mais “espertos” políticos em situações constrangedoras, sem baixar o nível dos questionamentos. Outro ponto positivo é a abordagem inteligente com as celebridades televisivas sem se tornar ofensivo.





4 – Altas Horas (Globo – Sábado): Com Serginho Groisman no comando, o programa traz novidades sobre música, arte, entrevista e reportagens especiais. O diferencial é a participação ativa da platéia em todos os momentos da atração, impulsionando os debates. O ponto negativo é o horário ingrato em que é apresentado.


 
5 – Globo Mar (Globo – 5ª feira): A grata surpresa no ano de 2010. Em sua primeira temporada o programa exibe os bastidores e dificuldades da produção para mostrar os principais elementos do litoral brasileiro. Mariana Ferrão e Ernesto Paglia são os apresentadores da atração. Segue a mesma linha do “Profissão Repórter”.




Concorda? Têm outros de sua preferência? Lembrando que não vejo a programação diurna.

23 comentários:

Arthur D'mello disse...

são poucos os programas que ainda prestam na tv aberta, mas esses citados são bons.

Rodrigo Ferreira disse...

Muito Bom esse Post, falando de Programas de qualidade no Brasil e muito pouco msm concordo. Gostei de vc ter colocado:
Profissão Reporter
CQC
Altas horas
Eu gosto de outro programa como
Cladeirão do Huck

abraço

Volte sempre

sabor da floresta disse...

tamb acho que a tv so esta produsindo porcaria
tenho gostado muito do globo mar

Thiago Batticelli disse...

Cara, que bacana seu post, realmente o profissão reporter tem se destacado... Eu particularmente gosto muito dos programas de entrevistas, principalmente do Jô e da Marília Gabriela... E tá faltando muitos programas bons no Brasil... E por outro lado, sobrando porcarias... Grande abraço caro amigo blogueiro.

Andressa Alkeen disse...

Bem não assisto tv aberta..
Mais vejo que a programação está mesmo perdida ..
Acho que os interessantes dai são o Globo Mar e Profissão Repórter.. vou procurar assistir :D

Luan Silva disse...

Muito bom sua lista, assisto todos esses indicados. Gostaria de acrescentar mais um que na minha opinião é bastante legal, que é o Globo Universidade, escolhi o curso que ia prestar na vestibular através desse programa que para me é show de bola

Niko Travesso disse...

2' e 3' realmente são muito bons,
fã deles!!
=]

http://nikomoska.blogspot.com/

Tascio disse...

Você teve que procurar mto, e mto pra achar esses programas bons, e olha que axo que vc sugou tdo de bom, pois não vejo nd mais util que isso que vc postou!

Francorebel disse...

Onde????

Fernanda Elisa disse...

De verdade?

Só concordo com "A grande família" de tudo que vc listou. Todos os programas de jornalismo da Globo são ruins (notícias incompletas e manipuladas) e o CQC já foi melhor.

"A grande família" é o que me faz ver a Globo de quando em nunca. Humor criativo salpicado de literatura.

Bjones,

jovemtosco disse...

Faz pouco mais de uma semana que venho acompanhando seu blog, bacana ele!
Eu e um amigo estamos fazendo uns vídeos ae de humor.
http://www.youtube.com/watch?v=eqOshHKLWlM
Se você se interessar, poderiamos até fazer uma parceria sei lá... colocamos o link do seu blog no nosso orkut e você postaria nossos vídeos. Nossa intenção é de fazermos um toda semana.
Divulgamos bastante, muita gente, apesar de estarmos começando, entram no nosso orkut.
Se você se interessar me add no msn e conversamos: guilhermem2006@hotmail.com
abraço...

Jociro Bento disse...

me amarrei no post, tipo nao acompanho muito tv aberta por esse problema de poucos programas bons mas na realidade CQC e Altas horas sao show!! assisti um episodio do seriado brasileiro o força tafera tb achei legal!! logo eu q sou fan de seriado vendo um seriado br bom fiquei feliz q só !! :)

Erzsébet disse...

Gosto muito desses programas citados... Estão cada vez mais raras as boas atraçãos na tv. Mas, se me permite, tem um programa chamado Furo MTV (na MTV, dã), que é uma espécia de jornal, só que nele as notícias são dadas com bom humor e sátira... Não no estilo engajado do CQC, mas ainda assim é legal...^^ Belo Post, belo Blog!

Karla Hack disse...

O meu preferido é mesmo o Profissão Repórter! Acho um desaforo ele ser tão curto e num horário meio ruim... Mas sou fã desde que começou... Tmb adoro o CQC, por motivos mais que óbvios!
Gostei muito da lista.
Voc~e já assistiu "A Liga" da Band... é um programa que eu gostei tmb!

Gabriel disse...

concordo com voce, hoje a poucos programas na tv que tenham conteudo.
Altas Horas, CQC e Globo reporter são os meu favoritos!

As pessoas hoje estão cada vez mais alienadas, e se interessando por coisas compleramente sem sentido.

Karla Hack disse...

Ahh... desculpa, esqueci que meu blog tem proteção contra cópia...
tah aqui o link dos selos:
http://2.bp.blogspot.com/_KNt3xhFuaIs/S98rbb2_lxI/AAAAAAAAAxY/7c8LAKP4ni8/s200/Selo_beijo_de_luz_thumb3%5B7%5D.jpg
...
http://1.bp.blogspot.com/_ERyAyNZ9l9s/S-RdXFwuWUI/AAAAAAAAAXA/mdW2C-eTgIc/s200/selinho+dardos+3.jpg

Victor Faria disse...

Também sou fã de "A Grande Família", do "CQC". Não vejo muito "Profissão Repórter", "Altas Horas" e "Globo Mar". Gosto da programação da Rede Brasil de Televisão - RBTV, que exibe diariamente um filme diferente às 22h, além de passar várias séries clássicas como "Casal 20" e "Chips".

Philippe Carvalho disse...

Infelizmente esta lista está ficando cada vez mais curta, tá cada vez mais difícil encontrar programas de qualidade na TV aberta.

Muito bom o blog cara.

http://casadeinverno.wordpress.com

Linny disse...

sempre achei a idéia do Profissão Repórter fantástica,é um programa revolucionário que trata de temas interessantes,mostrando bastidores e tudo o que acontece antes da matéria chegar até nós.O CQC também eu gosto muito,acho chato eles ficarem comparando com o Pânico e tal,apesar de eu gostar demais dos dois programas,mas não gosto de 'A Grande Família'.Apesar disso,achei a idéia do seu post de muito bom gosto (:

RodRiGo disse...

aeew.
melhores programas de tv..
assisto todos elles
maiis só ta faltandoo Pânico na TV! o melhor de todoos !!

Junnior Moutinho disse...

concordo- A Grande família mereceu o segundo lugar!. o/

visita?>> http://caradebatata.blogspot.com/

Gui disse...

Cara...Só faltou a LIga também... Muito fodaa.. E não acho a Grande Familia na frentedo CQC ... ;D

Manoel disse...

CQC????????? Desde quando isso - queira me desculpar mas esse lixo não tem vez em minha casa.