Pular para o conteúdo principal

Elas estão no topo


Ninguém duvida que o Brasil seja um país musical. De dimensões continentais somos privilegiados por termos diversos ritmos dentro de uma mesma nação.

Independente do gosto o que me intriga é que nas últimas décadas as cantoras tem se destacado no cenário musical desbancando os intérpretes masculinos.

Abaixo faço uma lista para efeito de comparação a partir dos anos 80 época na qual comecei a me interessar por música. Os intérpretes estão inseridos na década que desapontaram para o sucesso. Excluo da listagem as bandas, duplas sertanejas, trios, quartetos. O foco são cantores que fazem carreira solo. A intenção é observar a mudança de predomínio dos sexos no âmbito musical com o passar das décadas.



Concorda com a lista? Tem algum predileto que não foi citado?


Comentários

M. Araújo disse…
Eu poderia ter nascido na década de 80, fácil, fácil, pelo menos se fosse pra viver de música!
Rodrigo Celi disse…
tem cantoras maravilhosa atualmente no brasil a que mais gosto é a Vanessa da Mata

e das cantoras do passado, Elis Regina
pdguler disse…
naum sei onde o rodrigo acha legal vanessa da mata, mas , gosto é gosto
Muito boa a lista, so acho que faltou engenheiros do hawai, cara se tiver como vc colocar meu banner num cantinho de seu blog eu agradeço
vlw http://humorlhadinho.blogspot.com
Fut Do Dih disse…
eu num gosto mtu desses aí, prefiro Raimundos, Racionais Mc's etc.
http://futdodih.blogspot.com/
Charles K. disse…
Lista bem feita, apesar de me atrair mais pelo som da Pitty e da Claudia Leite,e é legal ver que na carreira solo as mulheres passaram em quantidade e na qualidade das musicas os homens. Post muito bom
Vc curte rock? disse…
Nunca tinha me dado conta disso. Será que no genero musical do rock, esse predominio femino também é uma tendência?

Bom, se é ou não pouco importa. O que interessa é o som ser bom.

Chega de lixo na música! [Incluo Rebolation, Calypso, Calcinha Preta, Magnificus, Aviões do Forró e outras aberrações!]

abço
Rita Colatino disse…
realmente, Brasil eh mt privilegiado nos diversos ritmos da musica :D
sou apaixonada por musica, e adorei o post!
parabeens!
Anônimo disse…
realmente, Brasil eh mt privilegiado nos diversos ritmos da musica :D
sou apaixonada por musica, e adorei o post!
parabeens!
Marcela disse…
Olá Fabiano,

Realmente o predomínio do sexo, com os passares, da - se em suas váriaveis proporções. E na música como bem relatou não é diferente, é óbvio que a qualidade das letras, no quesito reflexão não se compara, até porque estamos noutro tempo, no tempo fest food, tudo rápido e até sem sentido.
Das que litou, gosto de algumas sim, em algumas músicas, entretanto recomendaria que escutasse um pouco de Teatro Mágico, é uma trupe independente com ideias aquém deste círculo mercantil, seja qual for a canção, irá gostar.

Se quiser e puder:

http://memoriaspsicodelicas.blogspot.com

Um abraço!
Caio Gomes disse…
São as mulheres conquistando seu espaço... nu mundo internacional tbm tá assim as mulheres estão dominando por exemplo Lady Gaga, Justin Bieber, Rick Martin...

e por aí vai!
Daniel Lima disse…
Sempre nessas listas tem um ou outro quenão concordamos e é natural.
Mas na minha opinião, faltou nos anos 90 o saudoso Chico Science que mudou muita coisa na música brasileira depois do movimento Manguebeat.
T+

www.sarau2eteres.blogspot.com --- www.comdestaque.blogspot.com
Érico Pena disse…
é sempre muito bom vir aqui pois gosto do seu blog! com relação à postagem devo só fazer uma observação: no mundo da música poucos sao os q conseguem se manter no topo dutante muito tempo, somente o Rei Roberto Carlos e uns poucos que da pra contar nos dedos, o resto é td passageiro, principalmente por sua "qualidade musical" mais gostei da sua lista. Depois passe no meu blog e confira a nova postagem. grande abraço
Gêsa disse…
Queria ser da década de 80, aquilo sim devia ser bom!
Senti falta do Renato, Raul, Engenheiros.
Gosto de algumas coisas da produção atual, sou fã da Ana Carolina, acho que a Ana Canãs tem um voz incrivel, Assim como a Vanessa, Maria Rita que herdou da mãe "Salve! Salve! Elis Regina, o que ela tinha de melhor.
Ainda ouço Elis, Eller, Raul, Renato. Na verdade a maioria dos cantores que eu sou fã já estão mortos, mas só fisicamente falando.
Fabiano disse…
Gêsa,
Sem dúvida os anos 80 foram uma época mágica para a música no Brasil. Além dos cantores citados foi um momento onde bandas de rock pipocaram no cenário musical. Tb sou fã do Renato Russo, do Engenheiros, do Capital Inicial, Paralamas e tantas outras, mas como expus, o post foi dedicado a cantores que fazem carreira solo. Mas falar dessas bandas é uma ótima idéia para outro post.
Raphael Andrade disse…
Fato, não tinha percebido isso.
Adoro Ana Carolina, Ivete....[poderia tirar Preta gil] HAHA
Abraçs
http://jovemandrade.blogspot.com/
Luiza Shaddix disse…
isso è sim, mais infelizmente nao gosto mto... so do rock nacional msm

:)

http://www.diariodashaddix.blogspot.com/
Claudia Leite e Paula Fernandes são mais que merecidas em estar nessa lista. Tive a oportunidade de entrevista-las e são muito lindas e simpaticas.
ROMILIO AP. disse…
acho que faltou a Negra Li, mas a lista ta ótima!
Fabiano disse…
Tem razão Romilio, eu me esqueci dela.
Ótima lembrança.
Chico disse…
Ha, as mulheres estão com tudo mesmo... Bom pra música brasileira, pelo menos eu acho.
Concordo sim! ;D
Mas cadê o Djavan??:D
Fabiano disse…
Carola,
Djavan jnão entrou na lista porque já fazia sucesso nos anos 70. Assim como Gilberto, Caetano, João Gilberto e tantos outros ícones da nossa música popular brasileira.
Adoro Capital Inicial , Legião Urbana, Cassia Eler, Cazuza , Claudia Leitte *--*
Nayara disse…
pow eu nasci na decada de 90 mais queria ter nascido em 2000.
adoro ana carolina, claudinha, maria gadu e outros ^.^
(muito intereçante seu blog.)
Nossa adorei a sua lista!
Fico com Frejat, Zélia, Ivete!

Bom final de semana!
Leandro Kerr disse…
Concordo! Mas o problema é que não consigo gostar de um vocal feminino.. tem que ser mto boa, no sentido talentoso da palavra, para me convencer.. as "dinossauros" conseguiram, mas as de hoje ainda nao...
Concordo com sua lista! Porém, não sou tão fã da voz feminina, algumas me agradam como a Ivete..

http://analisefc.blogspot.com/
Raah disse…
Gostei do blog, gostei do texto... só acho que falta um pouco de cor....

;)

Bjão!
Anônimo disse…
O Brasil tem artistas, músicos simplesmente genias, tanto que no exterior, a música, a arte brasileira em si é super valorizada, o Brasil é um espetáculo!!!!

www.musicpris.blogspot.com
Gabi puppe disse…
as mulheres irão dominar o mundo \o/\o/\o/
brinks.

gostei da comparação. nunca tinha visto antes.
Karla Hack disse…
Já tinha notado isto...
Acho que a sonoridade da voz feminina talvez seja mais versátil... Não sei bem... hehehhe
;D
Jessica Jin disse…
Poxa, acho que esqueceu do Marcelo Camelo. O proprio Chico Buarque disse numa entrevista que se tivesse que escolher um sucessor, seria o camelo!

Postagens mais visitadas deste blog

Jump Fit x Power Jump

Sou professor capacitado do Jump Fit desde 2003. Acompanhei durante esses 07 anos todas as transformações e melhorias que foram necessárias para manter o sucesso da modalidade. Nesse meio tempo, outros programas similares também foram criados provocando uma concorrência nesse segmento no mercado do fitness.
Há poucos dias um colega de profissão me convidou para fazer uma aula de Power Jump da empresa Body Systems. Já tinha ouvido falar do programa, mas nunca havia participado de uma aula. Meu contato com o Jump sempre foi com a Fit-Pró, pioneira no Brasil com esse tipo de modalidade.
Basicamente a estrutura das aulas são similares. A diferença está na forma como é realizado o aquecimento, nas pausas entre coreografias e na duração de algumas músicas. Não tive acesso ao material didático da Body Systems, porém conversei com o professor e as considerações feitas pelo mesmo me permitem fazer as minhas a respeito dos programas.
Nas aulas de Jump Fit existe uma música inteira dedicada ao aque…

Programas de qualidade na TV brasileira

A TV aberta no Brasil passa por um momento onde programa de conteúdo é cada vez mais raridade na programação. Devido ao trabalho acompanho vejo TV com mais frequência à noite e eventualmente nos finais de semana, porém prefiro acompanhar a programação dos canais fechados.
Mas como nem tudo está perdido, dou a dica de cinco programas que na minha modesta opinião vale a pena acompanhar:
1 – Profissão Repórter (Globo – 3ª feira): Uma equipe de jovens jornalistas sob o comando de Caco Barcellos, consegue levar coberturas sólidas em diferentes ângulos de uma mesma notícia. Com maestria o veterano jornalista consegue destacar o processo de profissionalização de jovens recém-formados em cada etapa da matéria, aprendendo na prática a elaborar a reportagem, desde a apuração até a edição final.

2 – A Grande Família (Globo – 5ª feira): Com um texto de primeira linha e um grupo de atores do mais alto gabarito o programa retrata de forma engraçada situações rotineiras de uma família de classe média. …

Valentin

Com pais ausentes e um ambiente familiar conturbado, Valentin é um menino imaginativo, cujo maior sonho é ser uma criança comum, com uma família de verdade. Enquanto tenta consertar as falhas em seu mundo, ele será capaz de trazer alegria, sabedoria e até mesmo romance aos adultos que o cercam.
“Valentin” é um dos filmes mais encantadores que assisti. A história nos emociona do início ao fim. Um drama inocente e cheio de esperança que ficou muito bem narrado por uma criança.
Rodrigo Noya, o protagonista, nos cativa pela sua sensibilidade e inteligência, longe de ser uma daquelas crianças prodígio chatas. O menino é um escândalo de tão bom. Valentin pode ser vesgo e usar óculos fundo de garrafa, mas enxerga perfeitamente o ponto fraco da maioria dos adultos que o cercam.
Outro ponto forte é a química entre os atores. Perfeitos dentro dos seus papéis. Destaque para Carmen Maura, como sempre brilhante em tudo que faz. Elenco nota 10.
Cinema argentino, leve, sensível e de excelente qualidade…