Pages

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Greve na França - Exemplo a ser seguido

Acompanhando as notícias sobre a greve geral na França fica claro que nós brasileiros ainda estamos mil anos luz distantes dos países desenvolvidos.

É impressionante como os europeus se envolvem na vida política do país e buscam sempre uma melhoria para a vida dos cidadãos. Enquanto nós elegemos Tiririca para a Câmara dos Deputados, na França o povo sai às ruas para protestar contra a reforma da previdência que pretende aumentar a idade mínima para aposentar de 60 para 62 anos e a integral de 65 para 67 anos.

Durante uma breve estada na Itália em 2003, acompanhei uma greve geral convocada pelos sindicatos e fiquei impressionado de ver como realmente tudo pára. Transportes, lojas, empresas estatais e governamentais. O povo atende o chamado para lutar pelos seus direitos. Fico chocado com a violência das manifestações, mesmo sabendo que elas têm um cunho idealista, porém não menos chocado quando percebo que somos um povo que se mobiliza apenas para receber uma seleção de futebol campeã do mundo.

Temos muito que aprender.

20 comentários:

Karla Hack disse...

Neste sentido a França realmente é um exemplo! Não é primeira vez que a população age e reage conferme seus direitos!

;D

Juliane Bastos disse...

Realmente estamos muito longe disso. Aqui parece que ninguém se preocupa e quem se preocupa não é escutado e muito menos visto. Ninguém se importa com o que não lhe atinge, mal imaginando que de alguma forma estara sendo prejudicado.

e realmente temos muito o que aprender.
gostei do post e do blog :D

Hocus Pocus disse...

Realmente, a França sempre foi um exemplo de revoltas. Mas não digo que no Brasil falta revoltas; o povo é revoltado. Porém é APENAS revoltado. Reclamam, reclamam, mas não agem. E quando têm a chance de usar o cérebro, elegem o Tiririca.

http://beeremall.blogspot.com/

Jussielly Leal disse...

Brasileiros são tudo menos sinônimo de instruídos em política, e o triste é que isso parte desde os politícos até o povo, basta olhar pra copa de 2014 milhões estão sendo gastos em estádios e etc, e há milhões de pessoas sofrendo com as faltas de políticas públicas, mas infelizmente a frase " o povo tem ogoverno que merece' se encaixa perfeitamente a nós.

adorei o blog seguindo aqui
http://juuhls.blogspot.com

bia santos disse...

Quando os brasileiros saíram às ruas para protestarem eram taxados de preguiçosos e baderneiros...

Agora tiramos o chapéu para os franceses.

Brasileiro tem memória curta!
O Lula era o que mesmo? Sindicalista.
Foi pra rua, lutou, segurou bandeira e durante anos carregou o esteriótipo de arruaceiro.

Você já foi prá rua?
Eu já, não uma, mas muitas vezes no movimento estudantil.

Fabiano disse...

bia,
concordo com quase tudo que escreveu. eu tb já fui as ruas por fazer parte do movimento estudantil sim. o que reafirmo é que somos um país subdesenvolvido que não investe na educação. um povo educado se mobiliza nessas situações. o importante é dar bolsas e mais bolsas. manter as crianças na escola, mas sem qualidade. são essas pessoas que um dia irão partir em busca de um país melhor? não acredito. e qto ao lula, hj ele não é nem sombra do sindicalista que eu admirei um dia.

Rui disse...

realmente, é triste a apatia do povo brasileiro. Os caras se movimentam pra tudo - futebol, bbb, fazeda,...
Mas a política fica de lado ;(

Raomi Pani disse...

o nosso poblema é que a gente prefere virar a cara pra não ver, fechar os olhos e fingir que está tudo no lugar. ninguém se habilita a levantar da poltrona, erguer a cabeça e a voz, e fazer mudar. infelizmente é mais fácil deixar assim, nessa monotonia insossa que nos consome' ):

Canto do Lufa disse...

Um povo ativista que briga por seus direitos e defede seus direitos até o sentido de justo.
Aqui o alienamento cada vez mais ganhar saúde e o sentimento patriotismo está quase morrendo na cti.

O povo brasileiro é preguiçoso, sem educação e por isso que os políticos montam no povo feito uma mula.

Liz Gimenez. disse...

Dude, cê disse tudo em poucas palavras, eu sou revoltada com isso portanto não vou colocar a bíblia pra você ler aqui. Mas resumindo o Brasil tá cada vez mais F* e 'a gente', os únicos prejudicados ainda cooperams com essa palhaçada. --'

Vinicius Alves disse...

Esse é o nosso BRASIL... Assim como falaram:

- Se Paris despoluiu o rio, porque nós também não podemos?

...
Tire suas conclusões.

carol disse...

nuss!!! O problema do brasileiro é esse, eceita tudo, muito bem escrito! :*

Gêsa disse...

O Brasil já teve algo assim, as gerações que pintaram a cara e sairam as ruas durante o ditadura, a geração que lutou, enfrentou a tortura, a geração que tirou Collor do poder. Mas infelizmente os genes deles não chegaram até a nossa geração. Somos uma massa de acomodados e hipócritas.

Isis disse...

Olha Fabiano pelo que tenho visto, só no Brasil msm que a população e meio que relapsa com relação a politica. Até ms em países menos desenvolvidos que o Brasil, o povo tem olhos abertos para a politica! Impressionante! Adorei o post, resolvi seguir teu blog!
http://fofurisis.blogspot.com/

Isis disse...

Olha Fabiano pelo que tenho visto, só no Brasil msm que a população e meio que relapsa com relação a politica. Até ms em países menos desenvolvidos que o Brasil, o povo tem olhos abertos para a politica! Impressionante! Adorei o post, resolvi seguir teu blog!
http://fofurisis.blogspot.com/

diano disse...

A França tem histórico de reivindicações, é o berço do Iluminismo. O mundo todo deveria se inspirar nessas ações.

farofadeglitter disse...

As greves aqui só acontecem pra aumentos de salários. Difícil vermos pessoas brigando juntas por coisas que seriam boas para toda a população! E quando tem essa oportunidade de poder se manifestar, como é o caso das eleições, que poderiam ser respostas ao descontentamento, a população prefere não só assistir tudo da arquibancada, mas descer ao picadeiro e se juntar aos palhaços elegendo pessoas por partidos e não ideais. Nível social e não historia.

~ Flá ~ Zuca disse...

Belo texto, mas em minha humilde opnião sou contra em parte a protestos assim, em grande maioria deles, os manifestantes colocam fogo em carros destroem propriedades e bens publicos, quando na verdade a manifestação deveria ser feita com a voz, porém o numero elevado de pessoas que vão as ruas buscar seus direitos é legal de ver e deveria servir de exemplo para nós brasileiros.
Parabéns pelo blog!

Sandro Batista disse...

Na verdade isso é uma questão cultural. Costumamos focar a questão de "desenvolvimento" em aspectos economicos, o que no meu entender, é um erro. O Brasil já tem uma das maiores economias do mundo, tem potencial para ser até a maior, e mesmo que chegue a esse patamar economico, ainda levará muito tempo para que a mentalidade subdesenvolvida mude. Nossa cultura, cada vez com menos identidade, diga-se de passagem, nos leva a ser um povo sem o menor parâmetro em termos sociais. Infelizmente, ainda sofremos da síndrome do povo colonizado.

Grande abraço e bela postagem!

http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Ricardo Corrêa de Deus disse...

Po, se fosse aqui ninguém iria fazer nada, só resmungar sentado na poltrona.